sábado, 13 de setembro de 2014

A alfabetização tecnológica do professor

 
 
O professor, em sua formação continuada, deverá buscar sempre inovações na área tecnológica, conceitos, conteúdos, métodos e práticas pedagógicas para aquisição das competências imprescindíveis na transformação do dizer teórico em prática consciente e crítica, no sentido de contextualizar as informações a serem transmitidas com a realidade do aluno.
 
Devemos buscar esse aperfeiçoamento? Será que há oportunidades para esse aperfeiçoamento? Ou minha formação crítico-reflexiva não permite abertura para essa capacitação?

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Comunicação Educativa no ciberespaço: utilizando interfaces gratuitas.

COMUNICAÇÃO EDUCATIVA NO CIBERESPAÇO: UTILIZANDO INTERFACES GRATUITAS
Alexandra Lilavati Pereira Okada
Edméá Oliveira dos Santos
Márcio S. Rodrigues


Introdução

As tecnologias digitais de comunicação e informação estão possibilitando muitas mudanças. Qualquer usuário de qualquer ponto pode não só trocar informações rapidamente com baixíssimo custo, mas reconstruir significados, rearticular ideias individual e coletivamente e, assim, partilhar novos sentidos da rede.


Artefatos gratuitos

O grande número de usuários que também se expande exponencialmente justifica o surgimento de muitos portais de ensino, comunidades de aprendizagens, etc.
Uma das grandes vantagens de utilizar os artefatos gratuitos é possibilitar que os próprios participantes, não só o mediador pedagógico, mas todos os aprendizes construam os seus próprios ambientes de aprendizagem.

Aspecto importante para a construção de AVA

  • Configuração de design simples e fácil;
  • A estética do ambiente;
  • A organização do ambiente.



Chats, fóruns e blogs